Denúncia urgente: Aquífero Guarani ameaçado

Estive na tarde de ontem, 18/02, na lagoa do Interlagos, zona leste de Ribeirão Preto, e pude presenciar pessoalmente um crime ambiental de grandes proporções. No meio do matagal registramos um duto que despeja, 24 horas por dia, esgoto sem tratamento na lagoa que é área de recarga do Aquífero Guarani, maior reserva de água potável do mundo.

No local já é possível encontrar imensas áreas de assoreamento da lagoa e desmatamento da mata nativa, tudo onde deveria haver uma preservação ambiental. Além disso, diversas obras irregulares foram construídas ou estão em conclusão, uma deles em cima do duto, ou seja, em cima de diversos gazes nocivos e que poderão levar a explosões e desabamentos.

Realmente sai estarrecido com a realidade que encontre naquele local, uma linda área que poderia ser um lindo parque ecológico, preservando uma das maiores riquezas de nosso país: a água, está sendo criminosamente destruído dia-a-dia, diante da conivência do Poder Público, e a situação só não está pior graças a guerreiros solitários como o sr. Waldemar, morador de condomínio e que defende com unhas e dentes a recuperação da região e o sr. Carlos que sozinho, e voluntariamente, limpa e cuida de todo o entorno da lagoa.

Ainda há esperança desde que hajam ações rápidas, efetivas e com apoio do Poder Público e da população. Façamos também, como cidadãos, nossa parte e só assim garantiremos que nossos filhos e netos desfrutem da (antiga) “Lagoa Azul” e, principalmente, nossa cidade e nosso país não sejam lembrados pela história como os destruidores de um patrimônio natural da humanidade que é o Aquífero.

ASSISTAM OS VÍDEOS QUE GRAVAMOS NO LOCAL:

16 comentários em “Denúncia urgente: Aquífero Guarani ameaçado

  1. Uma pena presenciar isso, mesmo que em vídeo. Deve ser mais doloroso presencialmente.
    Jorge, espero que esta denúncia chegue aos olhos da prefeita Darcy Vera e gostaria de saber o que ela responderá sobre isso.
    Uma dúvida: os dutos construídos estão na superfície ou subsolo? A construção dos conjuntos habitacionais estão por cima desses dutos?
    Parabéns pelo trabalho e nos mostre mais denúncias sobre o caso.
    Abraços.

    1. Olá Gustavo,
      Obrigado pelo acesso e pela mensagem.
      Estou encaminhando este fato ao conhecimento da Prefeitura, através de ofício bem detalhado, acompanhado de depoimentos, vídeos e fotos.
      Assim que tivermos uma resposta oficial publicarei neste blog.
      Respondendo as outras perguntas, o duto está no subsolo mas não muito profundo e os prédios que aparecem no vídeo estão exatamente entre a saída da tubulação e a chaminé para saída de gazes do duto.
      Abraços.

  2. Boa Tarde!
    Sou moradora do Jardim Interlagos no período de 29 anos e tive a infelicidade de ser informada de várias mortes que ocorreram na Lagoa, pois antigamente usava-se retirar saibro dela.Basta procurar o Corpo de Bombeiros que eles darão um relatório de quantos corpos foram resgatados sem vida na mesma. Portanto o local não poderia ser aberto para o público nadar. Também concordo que devemos preservar o local por fazer parte do aquífero guarani e certamente com esse clima de deserto de Ribeirão Preto e com construções em locais proibidos certamente ficaremos sem a abençoada água e sendo assim a cidade se tornará o caos, sem condições de habitação. Basta persistir nas imprudências que não tardará, teremos problemas. Acredito que se fizerem uma área de lazer para o povo caminhar, ler um livro num final de tarde e lógico com a lagoa cercada, esta área promete.Um lugar muito lindo que poderemos apreciar. Muitos vandalos vão para esconder objetos roubados, drogas, enfim nada que se presta tende a acontecer por aquelas bandas. Já passou da hora de uma solução. É uma vergonha ter que reenvindicar por uma tarefa simples que fará bem para todos os moradores da área e vizinhos. Fiquei feliz com a sua presença aqui no Bairro, mas espero Jorge que o resultado aconteça urgentemente. É inadiável! Abraços Regina Machado

    1. Prof. Jarmuth,
      Muito grato pela divulgação e apoio!
      A denúncia já foi feita ao Ministério Público e eles estão cientes de tudo que foi noticiado nesta matéria.
      Semana que vem estaremos no MP para verificar o que será feito.
      Grande Abraço!

    1. Oi Jorge,
      Infelizmente se trata de despejo de esgoto “in natura” ou seja, sem tratamento nenhum. Nota-se isso pelo cheiro, cor, e resíduos presentes na água. Além disto ainda há uma chaminé saindo do duto, ora por que colocar uma chaminé num duto de água da chuva? Acreditamos que ela sirva para liberar gazes como metano.
      Outro fato, Jorge, é que antes da construção do referido duto a lagoa era conhecida como “lagoa azul”, pela limpeza e transparência, e as pessoas bebiam água diretamente dela. Hoje, a água está imunda e poucos peixes sobrevivem naquelas condições.
      Abraços e obrigado pela interação.

  3. Este crime deve ser denunciado ao ministério publico para que sejam tomadas medidas urgentes, é lamentável ver isso acontecer em nossa Ribeirão!!!!!

  4. Prezado dr. Jorge:
    Porque este crime não foi ainda denunciado ao Ministério Público, que é o fôro próprio e competente para tanto? Mesmo não sendo confiável, contamos ainda com a 2a. Instância deste mesmo órgão e com a Justiça. Urge que se denuncie, coisa que já deveria ter sido feita desde o início do problema. Temos que provocar enérgicamente os órgãos estatais de defesa ambienta, como o MP, fiscalizá-los e cobrá-los, pois de ofício jamais farão nada e sempre encontrarão argumentos favoráveis às suas condenáveis inércias. Urge que se denuncie, mediante procedimento escrito, neste órgão e que se fiscalize toda a sua tramitação, não hesitando em tomar-se as providências, inclusive, contra o mesmo, caso se façam necessárias, devendo-se esgotar todas as instâncias administrativas do MP e providenciar também as medidas judicias pertinentes, em que pese a extrema desonestidade e corrupção deste Poder.

    1. Caro Amigo Bartocci,
      A denúncia já foi feita ao Ministério Público e eles estão cientes de tudo que foi noticiado nesta matéria.
      Semana que vem estaremos no MP para verificar o que será feito.
      Agradeço muito sua mensagem e audiência a este blog, espero contar contigo nesta luta também!
      Grande abraço, fique com Deus.

      1. Prezado dr. Jorge:
        Estou à inteira disposição para esta luta em defesa do aquífero, do meio-ambiente e da natureza. Entendo que devemos provocar todos os órgãos públicos responsáveis, tais como a Prefeitura, pelas suas secretarias, o Ministério Público, o qual deverá, assim como os outros, ser vigiado, fiscalizado e monitorado, tomando-se contra êle também, caso necessário, todas as providências legais cabíveis e o Judiciário, por meio de ações pertinentes, que deveriam já ter sido propostas pelo M.P. Não devemos hesitar em recorrer ou mesmo representar as autoridades responsáveis em suas segundas instâncias administrativas (Procuradoria de Justiça do Estado de São Paulo e Tribunal de Justiça do mesmo estado) se evidenciar-se descaso ou lentidão incompatíveis com a gravidade da situação. Entendo que se deve promover, com a máxima urgência, uma medida judicial cautelar, para que cessem, desde já, estes abusos, a qual provavelmente deverá ser sugerida ao MP para que a proponha e, no caso de lentidão ou inércia do mesmo, ver-se a possibilidade de ser proposta por particulares mesmo, ou Ação Popular, etc., sem prejuizo de levar-se ao conhecimento da segunda instância administrativa do órgão que não proceder corretamente e, caso necessário, por ser do máximo interêsse público, ao Poder Legislativo Estadual ou Federal. Estou mais que as ordens para quaisquer coisas que se fizerm necessárias. Parabéns pelo seu costumeiro brilhantismo em defesa das nobres causas e um grande abraço.

  5. Boa tarde!
    Tenho um grupo de alunos, jovens e audaciosos como vc que se sensibilizaram como eu com o péssimo estado de conservação desta lagoa. Temos feito o monitoramento há um ano da qualidade da água e temos muito interesse em fazer as análises microbiológicas e físico-químicas do efluente que observei no seu vídeo para comprovar a contaminação. Este fato pode justificar alguns dos nossos resultados dos últimos meses, que não foram nada bons. Assim, em nome do grupo de pesquisa, gostaria de nos colocarmos à disposição para fazermos uma visita ao local e coleta da água.
    Até mais, aguardaremos um contato

    1. Analu,
      Agradeço pela sua mensagem e suas palavras de apoio.
      Gostaria muito de encontrá-la semana que vem para trabalharmos juntos em pról desta causa tão nobre não só para Ribeirão como para todo planeta!
      Um grande abraço e fique com Deus.

  6. Ola Jorgedaher
    Vi a sua grave denuncia, e este ja é motivo de muita indignação minha por decadas já… acho que deveríamos aproveitar o momento que vivemos, em todo o planeta, para sermos mais incisivos com as autoridades competentes de Ribeirão Preto.Moro no Jardim Palmares onde ha tambem a mesma situação,não sei se é do seu conhecimento que tbem aqui temos uma area de recarga do aquifero….e se não for pior, pois alem dos varios dutos de esgoto que desaguam ali, ainda por cima TODO rejeito de cimento usado nas construções e agora nas reformas do bairro correm para lá… acaso este cimento não está sendo depositado alí? E não haverá consequencias ???
    Gostaria de sugerir que vc enviasse este video/denuncia para as emissoras de TV do Brasil, para que o país tomasse conhecimento do descaso, da violencia que as autoridades de Riberião Preto estão cometendo contra esta rara e rica fonte de riqueza…. e para que nossos governantes(incluindo aquela “defensora” publica encarregada de zelar pelo aquifero) tomasem vergonha na cara e assumissem os seus papeis…
    obrigada
    Marselha Bessa
    Indignação!

Deixe um comentário