RESPOSTA AO LEITOR: QUAIS AS REALIZAÇÕES PRÁTICAS DO FOJURP?

O FOJURP,  Fórum de Participação da Juventude de Ribeirão Preto, não saiu na televisão, nem teve grande cobertura da mídia, a maioria dos 2000 participantes das 3 edições,  não participou de todas as reuniões de cada Fórum, o que é normal,  cada jovem foi no evento que debateu temas mais próximos de seu interesse.

Como coordenador das 3 edições do FOJURP realizados até o momento, os 3 no governo passado, quero prestar contas novamente dos projetos que conseguimos tirar do papel através dos Fóruns:

1. Re-Fundação do Conselho Municipal de Juventude

O Conselho Municipal de Juventude é um órgão público, consultivo e deliberativo, de políticas públicas para juventude, ajuda a prefeitura a elaborar o orçamento destinado aos jovens, e os projetos da Câmara Municipal e da Prefeitura. É formado por membros da sociedade cívil e da administração municipal e se reúne mensalmente.

Durante o FOJURP foi apresentada, por uma ONG, a sugestão  de se reconstituir o Conselho, após a aprovação dos jovens na plenário e apoio total manifestado pelo prefeito Welson Gasparini, formei uma comissão de 5 membros para cumprimos rigorosamente a lei que regulamenta o Conselho de Juventude.

Foram meses conversando com as 50 entidades que tinham prerrogativa de  indicar conselheiros, e assim no dia 17 de abril de 2008, o Conselho de Juventude foi fundado novamente!

2. Realização do Festival Arena Jovem, no Teatro de Arena

Na área cultural o FOJURP também teve resultados, um dos principais foi a realização de um grande festival de música que possibilitou que os jovens de Ribeirão Preto pudessem mostrar todos o seu talento e divulgar seus trabalhos artísticos.

Dezenas de bandas e milhares de jovens participaram do evento que durou um final de semana.

3. Projeto Ambiental para jovens disponibilizou milhares de mudas, sementes e cartilhas de meio ambiente

Os problemas ecológicos também foram tema de debate no FOJURP, e após reunião com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, recém criada na época, e o Horto Municipal, conseguimos disponibilizar ,a qualquer jovem ou organização, que procurasse o Ribeirão Jovem ou o Horto Municipal apoio técnico completo para promover o plantio de árvores e plantas, seja em sua calçada ou até em grandes plantios coletivos em áreas públicas de preservação, tudo isso na hora e sem burocracia!

4- Criação do Cursinho Pré-Vestibular Gratuíto

O Cursinho da Prefeitura que começou este ano também foi muito debatido durante o FOJURP, a idéia e vários elementos do projeto que funciona hoje são resultado do Fórum.

Estas foram as principais dentre as realizações do FOJURP, além delas tivemos outras ações pontuais como construção e reformas de quadras a áreas de lazer por exemplo. Tivemos também discussões que ainda devem ser implementadas como a criação da Coordenadoria Municipal de Juventude e o Centro Municipal de Juventude.

Espero ter cumprido minha missão como organizador do FOJURP, é claro que ainda temos muito a fazer mas as 3 edições foram realmente muito importantes para começar a caminhada. Caminhada esta que não pode parar, temos que nos unir na campanha “VOLTA FOJURP!” se for preciso.

Quero agradecer ao leitor do Blog. Carlos Chancelli, que fez esta pertinente pergunta a respeito das principais realizações do FOJURP.

Jorge Daher – Ex-coordenador do FOJURP

GALERIA:

1° FOJURP teve cerca de 150 participantes

1° FOJURP teve cerca de 150 participantes

Fundação do Conselho Municipal de Juventude de Ribeirão Preto

Fundação do Conselho Municipal de Juventude de Ribeirão Preto

2° FOJURP mais de 150 participantes

2° FOJURP mais de 150 participantes

1500 pessoas participaram dos 15 eventos que fizeram parte do 3° FOJURP

1500 pessoas participaram dos 15 eventos que fizeram parte do 3° FOJURP

palestrafojurp13

5 dias de Orientação Vocacional durante o 3° FOJURP

5 dias de Orientação Vocacional durante o 3° FOJURP

Show de encerramento do 3° FOJURP

Show de encerramento do 3° FOJURP

Esse post foi publicado em CIDADANIA, EVENTOS, JUVENTUDE, POLÍTICA, PROPOSTAS E IDÉIAS, RIBEIRÃO PRETO, SP e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s